quinta-feira, 26 de setembro de 2013

TORTA DE PÊSSEGO COM GENGIBRE





A ideia de fazer essa receita surgiu-me assistindo à série "Supernatural", onde uma mulher leva ao personagem Bobby(Jim Beaver), uma torta de pêssego com gengibre. Enfim, num dias com esse frio demais uma torta para aquecer o corpo e a alma.
Antes, uma informação sobre os benefícios do gengibre e do pêssego.



Vegetal nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.
Principais nutrientes do gengibre
O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre.
As propriedades terapêuticas do gengibre se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal. 
A raiz é composta por vitamina B6, assim como nos minerais potássio, magnésio e cobre, mas tais propriedades se tornam pouco relevantes levando-se em conta o consumo diário da planta. Como trata-se de uma especiaria, bastam pequenas quantidades do gengibre no chá ou preparações culinárias para aromatizar as preparações. Note que a tabela de valores nutricionais abaixo considera 100g de gengibre, porém o uso numa receita pode não alcançar a 2g.
O gengibre é referência quando se fala em problemas estomacais, pois combate enjoos, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos. Não é à toa que uma substância presente na raiz do gengibre é usada na fabricação de medicamentos laxantes, antigases e antiácidos.
A raiz também é bastante utilizada para combater omau hálitocólica menstrual e até ressaca. Graças ao poder anti-inflamatório, o gengibre ainda é usado para aliviar dores decorrentes da artrite, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse ebronquite. A planta integra a formulação de xaropes por causa de sua ação anti-inflamatória e antibiótica.
O óleo extraído do vegetal é apontado como eficaz no tratamento de queimaduras. Além disso, o gengibre desempenha um importante papel na dieta, pois estimula olfato e paladar, contribuindo com a diminuição do uso do sal para temperar os alimentos. O chá, por sua vez, aumenta o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas.

Pêssego – O pessegueiro é uma árvore da família das Rosáceas originária segundo Candolle da China Central. O fruto do pessegueiro é o pêssego, uma fruta de sabor agradável e rica em vitaminas.
.Pêssego possui vitamina A, B1, B2, B3 e C e sais minerais como o patássio, fósforo, sódio, cálcio e ferro.
Na medicina o pêssego é recomendado aos diabéticos, tuberculosos e gotosos. É muito indicado também na debilidade pulmonar, nas enfermidades dos pulmões, na prisão de ventre, nas afecções do fígado, nas úlceras cancerosas, herpes, dores reumáticas, hipertensão arterial, anemia.
O pêssego tem indicação também como colagogo, diurético, depurativo do sangue, desintoxicante. O macerado do caroço triturado regula o fluxo mestrual. Para estancar hemorragias causadas por ferimentos usa-se o caroço moido misturado com gema de ovo. produz bons efeitos também contra hemofilia.




TORTA DE PÊSSEGO COM GENGIBRE

Calda:

500 gr de pêssegos frescos,
½ x de suco uva branca integral,
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado,
1 colher de sopa  de mel de maça, agave ou maple,
2 colher de sopa de açúcar demerara.


Modo de fazer:



Corte os pêssegos ao meio e retire o caroço. Misture os ingredientes numa panela pequena e leve ao fogo. Quando começar a ferver abaixe o fogo e  deixe ferver por cinco minutos – mexendo de vez em quando. Coloque numa peneira para escorrer o líquido. Reserve.



Massa:


1 x de suco de uva branca integral ou suco de laranja (utilize o líquido do cozimento do pêssego),
1 x de farinha de trigo,
½ x de aveia ou farinha de aveia,
½  x de farelo de aveia,
¾ x de farinha integral,
¼ x de óleo de girassol ou azeite extravirgem,
½ x de melado,
1 "ovo" de linhaça (feito com 1 cs de linhaca e 2cs de água) , (ou 1 ovo caipira ),
2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado,
2 colheres de sopa de açúcar mascavo,
2 colheres de sopa de açúcar demerara,
½ colher de sopa de canela em pó,
½ colher de chá de cravo moído,
1½  colher de chá de bicarbonato,
1 ½ colher de chá de fermento em pó.


Modo de fazer:



Bata no liquificador o óleo, o gengibre, o melado, o suco e o ovo. Misture numa vasilha os ingredientes secos com fuê. Agregue a mistura líquida mexa bem. Pegue uma fôrma unte com óleo e polvilhe com açúcar demerara. Coloque os pêssegos no fundo, acrescente a massa da torta. Leve ao forno médio, por 25 minutos + ou -.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.