domingo, 6 de outubro de 2013

FAROFA DE BANANA





Hoje fui visitar uns amigos muito especiais: Rita Brito e Moacir Vital. Chegando lá, resolvi fazer uma farofa de banana atendendo à
pedidos.

Propriedades da banana:

"Conheça os benefícios da fruta para o seu organismo


banana, o quarto alimento mais produzido no mundo e uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, também é conhecida pelo seu alto teor de cálcio e potássio. Por ser extremamente benéfica aos praticantes de exercícios físicos, a banana recebe o status de ‘alimento dos atletas’, já que ajuda na prevenção de câimbras e dores musculares.
Originária do sudeste da Ásia, a fruta está presente em muitos países, inclusive no Brasil e, por aqui as principais variedades da fruta que você pode encontrar são: banana-da-terra, prata, maçã, nanica e ouro. Outro fator que a deixa tão presente em nossas mesas é o seu valor. "Por ser encontrada a preços populares ela sempre está presente à mesa dos brasileiros", afirma a nutricionista Dafne Oliveira.
No entanto, a banana traz outros benefícios à saúde. Uma coisa que ninguém sabe é que a fruta é um excelente aliado para quem precisa combater a insônia. "A banana possui triptofano, um aminoácido precursor da melatonina, hormônio do sono. Sendo uma ótima pedida para se comer à noite", revela a nutricionista.
Já para aqueles que estão pensando em emagrecer e precisam conter os ataques à geladeira, abanana é indicada também como sobremesa, pois prolonga a sensação de saciedade. Isso também ocorre por causa do triptofano, que ajuda a controlar a compulsão por doces. Por isso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ela é uma opção certeira para quem está de dieta.
Outra variedade que faz muito bem para o organismo, mas ainda é pouco consumida é a banana verde. Segundo a nutricionista, a fruta nesse estágio é um excelente alimento funcional. "Por ainda estar verde, a banana concentra altas quantidades de fibras solúveis como a inulina, sendo considerada um prebiótico natural, ou seja, um alimento que contem bactérias boas que auxiliam em osso intestino", comenta Dafne.
Para quem nunca experimentou banana verde, a nutricionista ainda explica que existe diferentes jeitos de consumir a fruta. "Ela pode ser ingerida na forma de farinha ou de biomassa (conseguimos obter mais benefícios com esta última). A farinha pode ser adicionada em refeições, líquidos, frutas, e até em bolos e pães. Já a biomassa, pode ser batida com um suco ou vitamina", conclui." http://maisequilibrio.com.br/olha-a-banana-ai-5-1-4-452.html
Agora a receita:

Ingredientes:
¼ de x de azeite extra-virgem,
2 colheres de sopa de manteiga,
1 cebola branca picada,
4 dentes de alho picados,
6 bananas nanicas cortadas (com tamanho de 2 cm mais ou menos),
2 x de farinha de mandioca,
½ maço de salsinha picada,
2 colheres de sopa de cebolinha picada,
1 colher de chá de sal marinho.

Ganhei um avental igual a esse da Rita!



Modo de fazer:

Frite o alho no azeite e na manteiga até dourá-lo. Acrescente a cebola picada e deixe até ficar transparente. Coloque depois as bananas cortadas e deixe até ficar meio mole por fora, mas firme. Desligue o fogo e acrescente o sal a farinha e salsa com a cebolinha. Bom apetite!

Um comentário:

  1. Boa noite amigo Goncalves!
    Parabens pelo blog! Adorei as receitas!
    Muito sucesso!
    Lori Ellis

    ResponderExcluir

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.