quinta-feira, 31 de outubro de 2013

“MUÇARELA” DE AMENDOIM





Ingredientes:

300 grs de amendoin torrado sem pele (lave-o bem para retirar o sal),
¼ x de óleo canola ou azeite extra-virgem,
½ colher de chá de sal rosa do himalaia,
1 colher de chá de vinagre de maçã,
1 colher de chá de shoyo light,
1 colher de chá de alecrim seco.



Na verdade essa receita foi um incidente que acabou resultando noutro.  Fui tentar fazer a manteiga de amendoin, mas acho que meu liquidificador não é tão potente como tinha que ser. Sei que o amendoim não agregou com o óleo( utilizei muito mais que ¼ x de óleo),   ficando uma lambança só. Não deu certo.  Então, peguei a massa e coloquei num guardanado bem fino e drenei grande parte do óleo. Depois acrescentei  os temperos. Triturei o alecrim com o sal e temperei o amendoim, juntamente com os outros ingredientes. O queijo deu uma fermentada expulsando o restante do oléo. A massa fica parecendo um paçoca grossa. Para quem gosta de amendoim, o sabor é interessante, principalmente se fizer um sanduíche com tomates, orégano e cebola desidratada. Fica uma delícia. Experimente. Quando fizer a manteiga e der certo informo-lhes, ok? Porém se conseguir fazer a manteiga, não utilize os temperos aqui citados.





"Benefícios do amendoim
Ácido fólico ou folato
Essencial para a formação correta do sistema nervoso do feto.
Ácido graxo monoinsaturado
Conhecido como gordura do bem, contribui para diminuir a oxidação, aumentar a captação do colesterol ruim (LDL) pelo fígado e elevar as taxas do colesterol bom (HDL).
O LDL em excesso provoca aumento da deposição de placas de gordura nas artérias, impedindo o fluxo sanguíneo. Já o HDL tem a função de transportar o colesterol dos tecidos para o fígado. Esse processo é fundamental para evitar doenças cardiovasculares, como a aterosclerose (entupimento das artérias).
Mesmo com alto valor calórico, o amendoim não contém colesterol por ser de origem vegetal.
Cálcio
Fortalece a estrutura óssea e previne osteoporose. Deve ser sempre consumido em conjunto com o magnésio.
Ferro
Fundamental na dieta das gestantes, pois ajuda no crescimento do feto e na formação do sistema nervoso do bebê, além de reduzir infecções comuns na gravidez. Também é extremamente importante ao longo da vida toda: é parte das células vermelhas e sua carência é diagnosticada como anemia.
Fibra alimentar
Gera saciedade e ajuda no emagrecimento.
Fósforo e potássio
São aliados dos adeptos de atividade física: ajudam a afastar a fadiga e dar pique. O fósforo auxilia na formação dos ossos e é fundamental na constituição do rim. O potássio melhora a contração muscular.
Gordura
É fonte concentrada de energia. Serve de transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis (insolúveis em água). Além disso, é precursora de diversos hormônios e protege as membranas celulares.
Gordura monoinsaturada
Contribui para a eliminação de peso. Mantém o nível de açúcar no sangue estável e ativa o metabolismo da queima de gordura. Além disso, converte os estoques de gordura corporal em energia.
Magnésio
Importante para circulação, fortalecimento dos músculos e cicatrizações. Essencial para o sistema nervoso. Ajuda a manter o estresse longe.
Ômega-3
Reduz moderadamente os níveis de triglicérides no sangue e a pressão arterial. Igual ao Omega-6, previne o envelhecimento por funcionar como renovador celular.
Ômega-6
Renovador celular, previne o envelhecimento precoce.
Selênio
Eficácia na redução do estresse celular, físico e emocional.
Vitamina E
Nutriente famoso pela ação antioxidante, ou seja, combate ao excesso de radicais livres e prevenção de tumores. Aumenta a resistência dos músculos ao reduzir dores, e preserva o sistema imunológico.
Vitaminas do complexo B
Essenciais ao sistema nervoso. Auxiliam na digestão e afastam o mau-humor por ajudar na formação de neurotransmissores como a serotonina – sinônimo de bem-estar.
Outros benefícios: amendoim a favor da beleza
- Protege os vasos sanguíneos.
- Tem ação anti-inflamatória.
- Previne o envelhecimento precoce.
- Combate o enfraquecimento de unhas e cabelos.
- Regula a oleosidade da pele.
- Afasta dermatites e seborreia.

Características nutricionais
Valores nutricionais de amendoim torrado para porção de 100 gramas."
Fonte: EMBRAPA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.