sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

GELEIA DE FRUTAS VERMELHAS






Ingredientes:
3 caixinhas de morangos,
1 caixa de framboesa,
2 caixinhas de mirtilos,
500 grs de cerejas frescas,
800 gramas de açúcar mascavo claro.





Modo de Fazer:

Faça o processo de higienização das frutas, corte-as ao meio e leve ao fogo alto com o açúcar. Quando levantar fervura, abaixe para o médio e mexa até reduzir pela metade mais ou menos. Dura cerca de trinta e cinco minutos. 
A parte, pegue vidros de conserva, lave-os bem encha com água e vire-os de ponta cabeça numa panela.  Leve ao fogo e ferva por vinte minutos pelo menos. Coloque as tampas  para ferver também. Depois desses minutos, retire os vidros com uma luva térmica para não se queimar. Coloque sobre um pano de prato limpo por uns cinco minutos.  Desemborque-os; coloque a geleia. Feche a tampa. Leve esses vidros tampados numa panela com água – coloque um pano de prato antes –, e ferva por uns quarenta minutos. Depois pegue os vidros e leve para a pia. Cubra-os com um pano de prato. Coloque antes. Abra a torneira e deixe escorrendo sobre os vidros por pelo menos trinta minutos.

Alguns benefícios das frutas vermelhas





Benefícios da Framboesa:

“ As Framboesas contêm quantidades notáveis ​​de antioxidantes polifenóis, que são associados à protecção da saúde ideal.  Esta baga tem uma alta proporção de fibra dietética. A Framboesa é um dos alimentos de origem vegetal com o mais alto teor de fibras. De todos os conteúdos, a fibra é cerca de 20% do peso total da baga.  As framboesas são excelente fonte de vitamina C, manganês e fibra. As Framboesas também são ricas em vitaminas do complexo B, ácido fólico, cobre e ferro.  Esta baga tem uma grande concentração de força antioxidante quando comparada com todos os frutos. Isto é devido à sua alta concentração de ácido elágico, antocianinas, ácido gálico, quercetina, catequinas, pelargonidins, kaempferol e ácido salicílico. No entanto, as framboesas amarelas têm um percentual muito menor de antocianinas. Assim, framboesas podem ser consideradas como um dos melhores tratamentos naturais para o câncer. - See more at: http://www.i-legumes.com/beneficios-saude/beneficios-para-a-saude-da-framboesa/#sthash.q7N7F5mH.dpuf




O MIRTILO:

O Mirtilo possui um valor nutritivo indiscutível; é um fruto conhecido pela sua riqueza em diversas vitaminas como a A, B, C e PP, possuindo ainda sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, açucares, pectina, tanino, ácidos cítrico, málico e tartárico. Conhecido como o rei dos antioxidantes e o fruto da juventude, o Mirtilo está no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes, ultrapassando as vantagens de outros vegetais como repolhos, espinafres e brócolos. O Mirtilo é aceite como uma planta medicinal, da qual se podem usar quase todas as partes da planta, flores, folhas, fruto e raízes.
E, por todo o mundo, há laboratórios que investigam e estudam os benefícios que o Mirtilo traz à nossa saúde. Já se determinaram as suas propriedades de anti-séptico, anti-diarreico e anti-hemorrágico. Contribuem também para tratar constipações, atonia intestinal e problemas circulatórios. Experiências realizadas pela Tuft’s Universidade de Boston, mostraram que este pequeno fruto é capaz de reparar os danos causados pelo envelhecimento no cérebro. De facto, dadas estas propriedades singulares, a baga do Mirtilo é obrigatória na dieta dos astronautas da NASA. Os benefícios do Mirtilo são infindáveis, abaixo listamos os

BENEFÍCIOS DO MIRTILO
  • Devido à sua riqueza em anti-oxidantes, previnem doenças cardiovasculares, vários tipos de cancro (nomeadamente o cancro do cólon), atenuam processos relacionados com o envelhecimento (como cataratas e doença de Alzheimer) e outras alterações do sistema nervoso (excelente antídoto para a depressão);
  • Alivia sintomas de infecções urinárias e renais, impedindo a fixação e o desenvolvimento da E. Coli, bactéria preferencialmente causadora de infecções no tracto urinário;
  • Apresenta um efeito inibitório na agregação plaquetária inibindo assim a formação de coágulos sanguíneos;
  • Ajudam a combater a memória de curto prazo e reforça a memória dos idosos;
  • Protegem contra a degeneração relacionada com o envelhecimento das vistas, melhorando a visão nocturna e reduzindo a vista cansada devido às concentrações muito elevadas de antocianinas que possuem, sendo excelentes para prevenir cataratas e retinopatias dos diabéticos;
  • Reduz inflamações do aparelho digestivo e regula o trânsito intestinal devido à sua riqueza em fibras e propriedades anti-sépticas, apresentando propriedades laxantes quando consumidos em fresco e auxiliam o tratamento da diarreia quando consumidos em seco;
  • Indicados para dietas para hipertensão arterial, pela ausência de sódio e colesterol.
  • Fortes propriedades anti-inflamatórias pela sua riqueza em antocianinas;
  • Ajudam a baixar o nível do mau colesterol (LDL);
  • Protege a pele dos radicais livres, ajuda a fixar a vitamina A e acelera a cicatrização.
Os benefícios do mirtilo na saúde
“O mirtilo é uma das maiores fontes de antioxidantes que temos ao nosso dispor, com a vantagem de nos ser apresentado em doses fisiológicas, ou seja, às quais o nosso organismo está habituado, e não em "mega-doses” como existem em muitos suplementos. Com um potencial antioxidante superior ao da maioria dos frutos e legumes mas também do vinho tinto e do chá verde, o mirtilo tem sido associado à prevenção de patologias como a hipertensão, diabetes tipo II, doenças cardiovasculares e vários tipos de cancro. Também na diminuição do declínio cognitivo associado ao envelhecimento e na diminuição dos danos cerebrais em vítimas de AVC o mirtilo tem efeitos positivos e comprovados cientificamente.”

 Pedro Carvalho
Assistente Convidado na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto
http://www.feiradomirtilo.pt/mirtilo-na-saude, acessado dia 27/12/13, às 01h:54m




Benefícios da cereja:

·         Ação anti-envelhecimento e preventiva da ação dos radicais livres: Como todas as outras bagas, as cerejas também são uma fonte de antioxidantes, repletas de vitamina C e flavonóides. Elas efetivamente neutralizam os radicais livres e protegem-nos de todas as doenças associadas ao envelhecimento ou derivadas da ação dos oxidantes, como o enfraquecimento do coração e do sistema nervoso, a perda de visão, a degeneração macular, a perda de cabelo, o enrugamento da pele, a perda da libido, o câncer de cólon e da prostata, insónia, distúrbios nervosos e muitos outros. Os antioxidantes, como carotenóides e os flavonóides (antocianinas) reparam os danos causados ​​pelos radicais livres.
·         Infecções e imunidade: Além de proteger contra os danos dos radicais livres, os antioxidantes (vitamina C, carotenóides e flavonóides) também aumentam a imunidade e nos protegem de infecções bacterianas, virais e fungicas, particularmente as de cólon, do trato urinário, dos intestinos, do sistema excretor, tosse e constipação. Eles também são muito eficazes como proteção contra a gripe e outras febres.
·         Cuidados com os olhos: Mais uma vez os anti-oxidantes. Eles protegem os olhos contra todos os danos dos radicais livres e  do envelhecimento, como perda de visão, a degeneração macular, bem como aliviam a secura os olhos, reduzem a inflamação e ajudam a manter a tensão ocular adequada. Os anti-oxidantes também protegem os olhos de infecções comuns.
·         Função cerebral e sistema nervoso: Os flavonóides e carotenóides são muito eficazes na melhoria da eficiência do cérebro, melhorando a memória e mantendo o cérebro ativo. Assim, aqueles que têm medo de vir a ter um cérebro apático e com pouca memória na velhice devem começar a comer cerejas. As propriedades anti-oxidantes destas cerejas também protegem o sistema nervoso de distúrbios relacionados com a idade. Assim, as cerejas podem ser úteis no tratamento de distúrbios do sistema nervoso, como a doença de Alzheimer, doença de Parkinson, depressão, ansiedade, stress, etc.
·         Obstipação e digestão: Enquanto as fibras na cerejas ajudam a aliviar a obstipação, os seus ácidos ajudam na digestão. Novamente, os anti-oxidantes mantêm o sistema digestivo em ordem. Os flavonóides estimulam os sucos digestivos, bílis e as vitaminas que ajudam na absorção adequada dos nutrientes.
·         Câncer: Os flavonóides, carotenóides e as vitaminas como a vitamina A e C são extremamente bons anti-cancerígenos. São eficientes a inibir o crescimento das células cancerosas, e assim evitam o desencadeamento de novos tumores cancerosos.
·         Doença cardíaca: As cerejas possuem nutrientes que são excelentes cardio-protetores, tais como vitaminas, antioxidantes (flavonóides e particularmente carotenóides) e minerais como o fósforo. As cerejam protegem o coração de quase todos os danos causados ​​pelos oxidantes. Elas ajudam a regular o batimento cardíaco, evitam o endurecimento dos vasos sanguíneos  e reduzem o colesterol e a tensão arterial e, assim, reduzem o risco de ataques cardíacos. Elas também fortalecem os músculos cardíacos.
·         Outros benefícios: Quanto mais escuras as cerejas forem, mais saudável e benéficas serão, porque serão mais ricas em antioxidantes. A frutose nelas presente dá energia sem prejudicar os pacientes com diabetes. Elas evitam infecções orais e mantêm afastado o mau hálito.
Os ácidos e Flavonóides das cerejas são mesmo eficazes na proteção contra infecções sazonais, como tosse e constipação, varicela, papeira, sarampo, etc.



- Benefícios do morango:

Os morangos devem fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada, pela sua saúde coma morangos. 

O morango é um fruto nutritivo que proporciona vários benefícios à saúde do ser humano
.
O Dieta alimentar recomenda a que você inclua os morangos na sua dieta alimentar, mesmo que seja uma dieta de emagrecimento. Na verdade, quem faz uma dieta para emagrecer deve comer morangos porque eles são pouco calóricos (ver aqui as calorias dos morangos e outros frutos).

Os morangos têm nutrientes importantes para a sua saúde
, são uma fonte de várias vitaminas (C, K, B2, B5, B6 e B9), minerais (Cobre, Iodo, Potássio, Magnésio, Silício) e Omega-3.

10 Benefícios dos Morangos para a saúde:

  1. Ajudam a alcalinizar o sangue. 
  2. Ajudam a reforçar a imunidade do organismo.
  3. Ajudam a eliminar toxinas do organismo (depuração do organismo). 
  4. Ajudam a reduzir o colesterol, ajudam a prevenir problemas cardiovasculares.
  5. Impedem a formação de tumores no aparelho digestivo (devido ao ácido elágico).
  6. Estimulam o cérebro e melhoram a memória (devido à fisetina).
  7. Melhoram as funções intestinais (propriedades laxantes).
  8. Protegem contra a artrite reumatoide (devido à vitamina C).
  9. Previnem o envelhecimento precoce, combatendo os radicais livres (devido aos antioxidantes).
  10. Têm poucas calorias e muitos nutrientes importantes para a saúde do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.