terça-feira, 17 de dezembro de 2013

PÃO DE PIPOCA




Ingredientes:

10 x de farinha de pipoca,
2 ½  x de água morna,
½ x de polvilho doce,
½ x de farinha de arroz*,
2 colheres de açúcar demerara,
3 colheres de sopa linhaça dourada,
3 colheres de  sopa linhaça marrom,
3 colheres de sopa chia,
1 ½ colheres de sopa de azeite-extra virgem,
1 ½ colheres de sopa de óleo de canola,
1 ½ de sopa de fermento biológico instantâneo,
½ colher de sopa de sal marinho.



Modo de Fazer:


Estoure cerca de 250 gramas de pipoca no micro-ondas(¹/³ de xícara por vez), e bata no liquificador até virar uma farinha. Reserve.
Numa bacia misture a farinha de pipoca, o polvilho, farinha de arroz  e o fermento seco. No liquificador, bata os ingredientes restantes por uns  5 minutos mais ou menos.



Veja alguns benefícios da pipoca.

“A investigação científica encontrou na pipoca simples quase o dobro de polifenóis
 presente nas frutas. Polifenóis são antioxidantes, que por definição científica, são formados por um grupo de substâncias químicas benéficas para o corpo humano. Podem ser encontrados na maioria das frutas, em legumes, alguns chás, em nozes e azeitonas. Suas propriedades medicinais são indicadas para tratar condições cardíacas, prevenir o câncer, e para diminuir o LDL, o colesterol ruim.
Todavia, esses agentes nutritivos não estão presentes na parte macia e branca da pipoca. Estão sim, na cobertura rígida que envolve o grão de milho (aquela casquinha chata que, normalmente, se mete entre os dentes quando se come pipoca).
A pesquisa também indica que essa casca do grão é muito rica em fibras. Isso faz com que a pipoca possa ser um excelente substituto para uma maçã, ou uma banana, por exemplo.”




“Como num passe de mágica, o grão duríssimo se transforma em um floco branco e macio. Nesse novo e irresistível formato, uma substância chama a atenção dos experts em saúde: o amido resistente. Preste atenção porque a notícia, aqui, é mais quente do que pipoca recém-saída da panela: esse carboidrato duro na queda passa intacto (ou quase) pelo aparelho digestivo e assim não provoca altas repentinas nos níveis de glicose. Quem ganha com isso? "Quem está no grupo de risco do diabete tipo 2", responde a nutricionista Maria Cristina Dias Paes, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, em Sete Lagoas, Minas Gerais.

Bote mais milho na pipoqueira porque lá vem outra boa nova: a campeã de audiência na sessão da tarde e no escurinho do cinema oferece ácido fólico, vitamina importante para mulheres em idade fértil e que desponta em diversas pesquisas como protetora do coração. Contém ainda pequenas doses de minerais como o fósforo e o potássio, uma dupla que atua no sistema nervoso, na formação dos ossos e na manutenção dos músculos. Final feliz? Ainda não. Conheça a segunda parte desse enredo.”

http://www.outramedicina.com/1052/descubra-o-potencial-da-pipoca-para-a-sua-saude, acessado dia 15/12/13, as 23:43.

http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/alimenta-saude/pipoca-descubra-suas-qualidades-nutricionais-753644.shtml, acessado dia 15/12/13, às 23:48.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.