sábado, 22 de março de 2014

LEVAIN






Levain denomina-se aquele fermento natural onde seu processo de fabricação dura dias. Enfim, preparei o meu e em breve farei um pão italiano, ou outro tipo, com ele. Resolvi publicar essa receita após testar a criação do fermento.  Ele pode ser produzido com sucos de frutas, cerveja, iogurte, mel ou  água dentre outros ingredientes. No meu caso fiz com água e farinha. Pensei em fazer com suco de maçã, porém não tinha, optei pela água mesmo. Lembre-se que o fermento é um ser vivo, como o kefir. Deve ser alimentado duas vezes por semana, após seu processo de  fermentação.
Os primeiros cinco dias deve-se alimentá-lo a cada doze horas, até que ele esteja encorpado. Passado esses dias pode leva-lo à geladeira. Pode desidratá-lo também, porém, não fiz esse processo ainda, mesmo porque preciso confeccionar o pão.
Batizei meu Levain como Geduld (paciência em holandês), pois para fazer esse pão há um ingrediente  de extrema importância : a Paciência.
Essas dicas e feitura do ingrediente  foi pesquisado no Thinkfood. Do chef  Diego Barreto. Veja aqui .

Receita:

50 gramas de farinha de trigo comum,
50 gramas de farinha de trigo integral,
75 ml de água.







No primeiro dia ele ficará como um purê de batata. Misture os ingredientes e cubra com um pano de prato.


No segundo dia não é necessário acrescentar nada. Porém como minha cozinha é mais quente, a mistura já estava fermentando.




No terceiro dia, acrescente 50 gramas de farinha de trigo (25 gramas de cada) e 35 ml de água filtrada.



Transferi a mistura para uma vasilha maior




No quarto dia estava com aquele cheiro de polvilho azedo



Ao alimentar o fermento, resolvi transferi-lo novamente para um panela de vidro.



No quinto estava pronto para colocar numa tupperware e guardá-lo na geladeira


Importante alimentá-lo duas vezes por semana. É necessário tirá-lo da geladeira e esperar chegar em temperatura ambiente. Assim, acrescente sempre parte iguais de farinha (25 gramas de cada) e 35 ml de água.  Quando o fermento estiver muito grande, retire 1/3 e acrescente novamente a primeira mistura da receita inicial para igualar na quantidade. Isso dará um refresco para a massa e não ficará tão ácida. Essa parte você pode fazer pão, dar para um um amigo ou jogar fora mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.