sexta-feira, 25 de abril de 2014

RISOTO DE MEL

Há tempos estava namorando essa receita do blog da Diga Maria. Enfim, resolvi fazê-la (veja a original aqui). Fiz algumas alterações, mas o sabor é super! Experimente, você também!





Ingredientes:

1 x de arroz Carnaroli ou Arbóreo,
¾ de x vinho branco seco,
¼ x de amêndoas picadas grosseiramente,
¼ x de avelãs picadas grosseiramente,
5 x de caldo de legumes fervendo,
3 colheres de sopa de manteiga sem sal,
3 colheres de sopa de grana panado ralado,
1 ½ colher de chá de sal vermelho do Havaí,
4 colheres de chá de mel de Jataí,
½ cebola média picada.

Modo de fazer:

Leve duas colheres de sopa de manteiga e derreta. Quando começar a espumar, acrescente a cebola e mexa até ficar transparente. Acrescente o arroz e mexa por uns dois minutos, ou até ele misturar-se bem com a manteiga e coloque o vinho branco. Misture até ficar quase seco. Aí vá acrescento o caldo de legumes com uma concha por vez. Quando estiver quase secando acrescente novamente até o arroz ficar al dente, porém cremoso. Coloque no sal quase no final do cozimento. Desligue o fogo. Acrescente as avelãs e a amêndoas previamente torradas o queijo e a manteiga. Sirva imediatamente. Muito bom!



BENEFÍCIOS DA AVELÃ

"Consumidas secas, assadas, cozidas em bolinhos ou até em aromatizantes de café, comer algumas avelãs diariamente pode fazer-lhe muito bem. Estas nozes esféricas marrom têm um sabor ousado e que pode adicionar um impulso extra ao gosto e textura de sua dieta.
Além de serem um saboroso alimento, as avelãs têm uma extensa lista de benefícios à saúde. Elas são carregadas com gorduras saudáveis ​​que podem ajudar a limpar as placas de seus vasos sanguíneos. Elas também são ricas em proteínas, fibras, vitaminas e minerais essenciais. E  mais importante, as avelãs contêm um rico suprimento de fitoesteróis, que é um dos antioxidantes mais poderosos da natureza.

Calorias e Controle de Peso
Estas nozes são consideradas ricas em calorias e gordura. Mas se você manter sua ingestão com moderação, as avelãs podem realmente ajudá-lo com a perda de peso, porque elas podem fazer você se sentir satisfeitos por longos período de tempo.
Em geral, 100 gramas de avelãs é uma porção boa. Essa dose adiciona cerca de 176 calorias, 17 gramas de gordura e 3 gramas de fibra. Comer uma porção de avelãs 1 a 2 horas antes do jantar pode efetivamente evitar que coma demais durante a sua refeição.
Gorduras boas para o Coração e Mente
Como todas as nozes, o teor de gordura das avelãs parece alto, mas não se preocupe, elas são boas gorduras insaturadas que mantêm seu coração saudável e mentalmente alerta.
As Avelãs possuem uma alta concentração de ácido oleico. Este é um ácido graxo ômega-9, que pode efetivamente reduzir a sua pressão arterial, prevenir derrames e ataques cardíacos. O Ácido oléico também é conhecido por prevenir o câncer e melhorar a acuidade mental. Estudos têm demonstrado que a ingestão regular de ácido oléico pode aumentar significativamente a sua memória.
As Avelãs também são ricas em ácido alfa-linolênico (ALA). Quando este chega em seu sistema, seu corpo converte ALA em EPA e DHA. Ambos são ácidos graxos ômega-3 que são benéficos para muitos sistemas funcionais, tais como o sistema circulatório, sistema nervoso e imunológico.
Seus benefícios mais notáveis ​​incluem a manutenção da integridade dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial, prevenção de doenças psicológicas como depressão e esquizofrenia, alivio de alergias e prevenção do câncer.
Vitamina E
A vitamina E é um antioxidante solúvel em gordura que protege as membranas celulares de danos dos radicais livres. Ela é um dos antioxidantes mais bioativos da natureza devido à sua capacidade imediata de remoção dos radicais livres.
A Ingestão de vitamina E pode efetivamente ajudar a melhorar seu estado geral de saúde. As Avelãs são uma das mais ricas fontes de vitamina E. Cada grama de avelã contém 21% de suas necessidades diárias desta vitamina. Consumir algumas avelãs diariamente pode reduzir significativamente os sinais de envelhecimento, fortalecer sua imunidade e melhorar a sua agilidade mental.
Fitoesterol
Os Fitoesteróis são álcoois que altamente valorizados por sua eficácia em doenças cardíacas e prevenção do câncer. Eles têm a capacidade de aumentar o HDL, que é o colesterol "bom" que mantém a formação de placas nos vasos sanguíneos. Ao mesmo tempo, eles bloqueiam a absorção e síntese de colesterol "ruim", de modo que você terá um perfil melhorado de sangue. Os Fitoesteróis também são fortes antioxidantes que podem prevenir a mutação celular e crescimento do câncer."
http://www.biomarket.com.br/artigos/item/2784-os-beneficios-da-avela.html, acessado dia 25/04/14, às 15:06.







BENEFÍCIOS DO MEL DE JATAÍ


"O mel de jataí contém substâncias capazes de substituir antibióticos.
As doutoras Marilda Cortopassi Laurino e Dilma S.Gallis, fizeram uma pesquisa no Instituto Adolfo Lutz em S.Paulo, quando examinaram 14 amostras de méis de meliponídeos inclusive o mel de Jataí, constatando ação antibacterianas superior ao mel de Apis mellifera.
O mel de Jataí não possui sacarose, é composto por levulose, uma substância mais doce que a sacarose, numa concentração de mais ou menos 45% e de dextrose com uma média de 25%, muita água, por isso é mais fino e liquefeito em relação ao mel de Apis.
Além de catarata, o mel de Jataí é usado para tosse, bronquite e cicatrização de feridas.
O mel destas abelhas é mais fluido, devido ao maior teor de água, diferentemente do mel tradicionalmente encontrado no mercado
O mel produzido pelas abelhas sem ferrão é muito utilizado na medicina nativa para o tratamento de diversas doenças, é um excelente complemento alimentar

INDICAÇÕES 

· Descongestionante das vias aéreas nasais.
· Desentupimento dos brônquios , bronquíolos.
· Destrói as cepas bacterianas causadoras de infecções.
· Desenvolve maior capacidade criativa de anticorpos.
· Tratamento a todos os distúrbios respiratórios.
· Gripes e resfriados.


O mel da jataí é bem mais liquido do que o mel do gênero Apis e é mais rapidamente absorvido quando passado na pele. Seu pH é baixo (ácido). O mel tem sido utilizado na alimentação, como antisséptico, como conservante de frutas e de grãos e até para embalsamar, devido a sua ação anti-putrefante. Seu efeito como bactericida (bactérias gran positivas e negativas ) se dá devido a uma substância chamada de " inibina " ( resultado do acúmulo de peróxido de hidrogênio produzido pelo sistema da glicoseoxidase do mel ). O mel de jataí, quando maduro , é envolvido por potes ovais mais ou menos esféricos, medindo cerca de 1 cm de diâmetro cada um.."

http://www.abelhasdobrasil.com.br/2010/12/os-beneficios-medicinais-do-mel-de_15.html, acessado dia 25/04/14, às 15:24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.