domingo, 4 de maio de 2014

PÃO DE AVEIA E CENTEIO



Ingredientes:

200 grs de aveia em flocos,
200 grs de centeio em flocos,
50 grs de gérmen de trigo,
50 grs de farelo de trigo,
300 grs de farinha de trigo,
400 grs de Geduld,
3 colheres de sopa azeite extra virgem,
3 colheres de óleo Equilíbrio,
1 colher de sopa (rasa) de sal marinho,
400 ml de água filtrada.

Modo de fazer:

Bata no liquidificador a aveia e o centeio até virar uma farinha. M:isture o fermento com o açúcar, o sal, os óleos. Mistures os ingredientes secos, faça uma cova no meio e acrescente a mistura líquida. Vá mexendo até agregar e ficar elástica. Nesse processo – dependendo da farinha –, você acrescentará mais uns cem gramas de farinha de trigo. Coloque numa bacia untada com óleo e deixe dobrar de volume. Demorará umas seis horas. Abaixe novamente, modele os pães. Molhe-os e passe nos flocos. Faça os cortes. Ponha na forma e deixe crescer novamente. Leve ao forno médio (200º), por meia hora pelo menos, depois aumente para o médio alto e deixe dourar. Borrife água nessa hora, pelo menos, umas três vezes.




BENEFÍCIOS DO CENTEIO

“A farinha de centeio possui elementos que retardam a digestão e diminuem a conversão de açúcar em gorduras. Além disso, ela contém menor teor de glúten se comparada à farinha de trigo integral, complementa a nutricionista Maria Fernanda. "O alimento ainda é fonte de carboidratos complexos, que fornecem energia; aminoácidos essenciais, que auxiliam na construção muscular; e minerais, como potássio, importantes para o bom funcionamento do organismo", afirma. A farinha de centeio ainda é fonte do ácido fólico, essencial para a manutenção do sistema nervoso central e na formação dos glóbulos vermelhos.”







 BENEFÍCIOS DO GÉRMEN DE TRIGO

"O gérmen de trigo é a parte mais nobre do grão de trigo, que contém nutrientes altamente recomendáveis, fazendo muito bem à saúde, tanto de adultos quanto crianças. Na alimentação infantil ele pode fazer parte de todas as papinhas, pois traz elementos nutritivos e vitais, protegendo contra as doenças os organismos em desenvolvimento.

Já para os adultos, o gérmen de trigo contém a vitamina E, que ajuda a reduzir o excesso de açúcar no sangue, o que ótimo para pessoas diabéticas. A presença da vitamina B1 também as auxilia, já que é uma vitamina que produz efeitos parecidos aos da insulina, no entanto, não é algo a ser substituído e sim acrescentado aos cuidados com a diabetes.

Não o bastante, o gérmen de trigo é considerado um suplemento na alimentação dos mais importantes, uma vez que possui uma fonte numerosa de outras vitaminas, como minerais e enzimas.

Vitamina D, ácido fólico, magnésio, cálcio, ferro, zinco, fósforo, entre outros. Também contém proteínas e fibras que promove a saúde intestinal.
Ainda é uma boa fonte de ômega 3, gordura saudável que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol ruim, o LDL. O consumo do gérmen é também indicado em casos de insônias e esclerose múltipla. Já o ácido pantotênico encontrado no gérmen é indicado para as enfermidades da pele, como caspa, acne ou eczema, razão pela qual o óleo de gérmen de trigo é muitas vezes utilizado na indústria cosmética, por exemplo.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.