quinta-feira, 15 de maio de 2014

POLENTA DE PAINÇO COM PIPOCA

Surpreendente e saboroso, vale a pena tentar preparar essa polenta inusitada!



ingredientes:

1 x de painço,
4 x de farinha de pipoca,
750 ml de água,
1/2 cebola ralada,
2 dentes de alho picados,
1 colher de chá de cominho,
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem,
1  colher de chá de sal marinho.





Modo de fazer:

Lave o painço e deixe de molho em água filtrada por seis horas. Escorra essa água e reserve. Meça e complete com mais água até atingir a quantidade de setecentos e cinquenta ml de água. Bata no liquidificador o painço e a farinha de pipoca com a água. Refogue o alho no azeite até dourar. acrescente a cebola ralada. Coloque a mistura batida. acrescente o cominho e o sal e mexa até desgrudar da panela. Coloque numa travessa pequena e cubra com o molho a bolonhesa vegano.




Molho:

Ingredientes:
1 x de proteína de soja,
1/2cebola ralada,
3 dentes de alho picado,
5 azeitonas pretas picadas,
5 azeitona verdes picadas,
3 colheres de sopa de óleo equilíbrio,
2 colheres de chá de sal marinho,
1/2 colher de sopa de manjericão fresco picado,
1 colher de sobremesa de orégano,
500 grs de extrato de tomate caseiro.

Modo de fazer:

Frite o alho no óleo, acrescente a cebola. Acrescente a proteina de soja hidradata com água ( bem pouca fervendo até dobrar de volume). Acrescente  o molho e o sal mexa bem. Deixe apurar por uns cinco minutos. por último coloque as azeitonas e as ervas.  Cubra a polenta.




BENEFÍCIOS DO PAINÇO

"O Painço é um dos grãos mais antigos e nutritivos do mundo. Originário da região da Etiópia nos tempos pré-historicos, foi mencionado na bíblia como um ingrediente do pão ázimo. Usado antigamente como ração para aves e forragem de granjas no Ocidente, vem atualmente ganhando popularidade como alimento saudável também para seres humanos.
Informação nutricional
Composto principalmente de carboidratos, o painço contém ainda 15% de proteínas, além do aminoácido essencial lisina. Também é rico em fibras e vitaminas B, como a niacina, a tiamina e a riboflavina, e é uma ótima fonte de manganês, fósforo e magnésio.
O painço não contém glúten, por isso pode ser incluido na dieta dos celíacos. É também um alimento alcalino, ou seja, não produz ácido, o que facilita a digestão dos portadores de doença celíaca.
Benefícios para a saúde
O painço é um grão incrivelmente saudável, especialmente para o coração, ele é rico em magnésio, mineral que ajuda a diminuir a pressão sanguínea, pode reduzir o risco de parada cardíaca e aliviar males como enxaqueca e ataques de asma.
Além disso, o grão contém elemenos fitoquímicos, como o fitato, que parece ser capaz de reduzir o risco de câncer, e o ácido fítico, que pode reduzir os níveis de colesterol."
http://www.mariadograo.com.br/organicos/?p=593,  acessado dia 15/05/14, às 01h:16m

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.