domingo, 14 de setembro de 2014

BOLO DE CAPIM SANTO E LIMÃO

Ao ver essa receita no Panelaterapia, logo fiquei interessado pelo ingrediente inusitado: Capim Santo. logo fui testar a receita, Ficou ótima. Troquei alguns ingredientes para deixar a receita mais saudável e funcional.




Ingredientes:

20 folhas de capim limão devidamente limpas e picadas,
1 x de leite de soja,
Suco e rapas de um limão taiti,
1 x de açúcar orgânico ou demerara,
1 x de aveia,
1 x de farinha de trigo,
1/2 x de fécula de batata,
1/2 x de azeite extravirgem ou gordura de coco,
1 colher de chá de canela em pó (opcional)
1 colher de chá de gengibre em pó (opcional)
3 ovos caipiras ou orgânicos,
1 colher de sopa de fermento em pó.

Mode de fazer:

Bata no liquidificador o capim santo com o leite e o  limão. Peneire e volte ao liquidificador, acrescentando os ingredientes restantes -  fermento por último. Leve ao forno médio (200º) entre trinta e cinco a quarenta minutos.




Sugestão de calda:

3/4 de x de açúcar orgânico pulverizado,
1/2 x de suco de limão,
1/2 x de leite soja,
2 colheres rasas de amido de milho,
Raspas de limão.

Modo de fazer:

Misture tudo - menos as raspas de limão -, e leve ao fogo até engrossar. Cubra o bolo jogue as raspas por cima.

Você utilizar uma caixinha de creme de soja, com meia de açúcar pulverizado e suco de dois limões, ou uma xícara de açúcar e e meia de suco limão.







Sugestão para um chá:

1 maço de capim-santo,
5 folhas de limão,
2 pedaços pequenos de canela,
1 litro de água filtrada.

Modo de fazer:

Leve a água ao fogo com a canela e deixe ferver por uns três minutos. Acrescente os ingredientes restantes. Conte mais cinco minutos. Desligue e coe e sirva em seguida.  Sem açúcar, ok?






BENEFÍCIOS DO CAPIM -SANTO

Essa erva medicinal cultivada em quase todos os países tropicais inclusive no Brasil. É uma das mais usadas, para diversas aplicações e é chamada por diferentes nomes, como por exemplo: Capim-santo, capim-limão, capim-cidreira e falsa-erva-cidreira. Comumente há confusão dessa planta com a erva-cidreira (Melissa officinalis). Para acabar com esta confusão é só observar as duas plantas, pois elas são bem diferentes: enquanto o capim-cidreira apresenta folhas estreitas, longas e lanceoladas, a erva-cidreira produz folhas grandes, ovais, pecioladas, serrilhadas e com nervuras salientes.
O capim-santo (Cymbopogon citratus) tem aplicações tão variadas quanto os muitos nomes que recebe! Tem uso medicinal, cosmecêutico e culinário. Além disso, o óleo essencial do capim-santo é o citral, sendo uma mistura de isômeros, que é utilizada pela indústria farmacêutica para síntese de ianonas e vitamina A, acompanhado de um pouco de mirceno. Tem ação calmante e espasmolítica comprovada, que é atribuída a presença do citral, considerando-se a atividade analgésica devida ao mirceno.
Propriedades medicinais e benefícios
No uso medicinal, o capim-santo é especialmente usado no combate a vermes, como os nematóides e seu óleo essencial age contra bactérias. Além disso, cinco de seus componentes inibem a coagulação sanguínea.
Ele é bastante usado popularmente em forma de cataplasmas para tratar as dores de artrite  e em banhos para aliviar os músculos doloridos.
O óleo essencial é usado em cosméticos, como óleos perfumados, xampus, sabonetes e sabões, desodorizantes, loções, especialmente as loções para peles oleosas, etc. Também é acrescentado à óleos de massagem e usado para aliviar dores nas costas, tendinite e dores reumáticas, além disso, quando diluído, o óleo serve para tratamento de pé-de-atleta.
Aplicações tradicionais
Digestão, nervosismo, hipertensão, inchaço, depressão, agitação, insônia, infecções da pele, aliviar dor muscular, tosse, asma, catarro, dor de cabeça, febre, transpiração, pé-de-atleta, analgésico suave, convulsões, diarreia, depurativo, aumentar a produção de leite materno, combater doenças do fígado, reumatismo, rins, stress, tensão muscular, limpeza de pele oleosa.
Modo de preparo Chá e o Suco
Para preparar o chá ou suco, o melhor é usar as folhas frescas, colhidas na hora do preparo.
Chá: Pegue 4 a 6 folhas frescas e lave bem. Corte as folhas em pedaços pequenos numa xícara bem limpa. Derrame água que acabou de ferver em cima das folhas cortadas. Depois, cubra a xícara e deixe corar. Nunca ferva as folhas, pois elas perdem muito de seu efeito. Para preparar meio litro de chá, use 20 folhas. Essa quantidade dá para 4 xícaras. Tomar 2 a 3 vezes por dia. Caso precise poderá tomar um pouco mais.
Suco com limão: Triturar no liquidificador 40 folhas do capim-santo com 1 litro de água gelada e em seguida coar. Adicionar o sumo de 2 limões e açúcar a gosto. O Consumo deve ser imediato.
Tanto na forma de chá ou suco, uso é recomendado em pessoas acima de 12 anos, devido sua ação ansiolítica e sedativa.
Advertências
Pode potencializar o efeito de medicamentos sedativos, diminuído a pressão arterial e até causar desmaios. Quando utilizada externamente pode causar queimaduras na pele, se depois de aplicar a planta expor-se ao sol, e por isso, é preciso lavar a região tratada após cada utilização. Não usar durante a gravidez, pois doses elevadas podem causar aborto.

http://www.remedio-caseiro.com/capim-santo-beneficios-a-saude-da-planta-e-do-cha/. acessado dia 14/09/14, às 12:33.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.