quinta-feira, 14 de maio de 2015

SANDUBA NATUREBA


Quando se em Alfafa, muitos lembram de cavalos, mas, por incrível que pareça, os animais se alimentam muito melhor que nós. Esse sanduíche é rico em ferro, cálcio, ômega 3, fibras, vitaminas do complexo B, dentre outras coisas. Bom para o lanche da tarde ou mesmo jantar.






Ingredientes:

2 fatias de pão integral,
½ avocado em fatias,
½ x de broto de alfafa,
2 colheres de sopa de maionese de linhaça.

Modo de fazer:

Passe a maionese nas fatias de pão, coloque o avocado fatiado, o broto de alfafa e, se quiser, tomate cereja. Sirva em seguida.






BENEFÍCIO DA ALFAFA
A alfafa possui sabor agradável e grande quantidade de proteínas, ao mesmo tempo que possui poucas calorias. Suas propriedades medicinais se encontram nas folhas, flores e principalmente nos brotos de alfafa. A planta é altamente nutritiva, traz benefícios para a glândula pituitária (hipófise), alcaliniza o corpo rapidamente e desintoxica o fígado. Externamente é utilizada em feridas. É usada como uma erva de banho e enxaguante para cabelo.
A raiz da alfafa pode ser descascada, secada e desfiada para ser usada como uma espécie escova de dentes natural, pois a planta possui propriedades medicinais para combater a halitose (mau-hálito).
A alfafa, além de ser rica em clorofila e cálcio, possui vitamina C, vitamina K, ácido fenólico, ácido fólico, cobre, fósforo, manganês, ferro, zinco, flúor e várias outras substâncias. Possui propriedades antioxidantes e ajuda a diminuir os níveis de colesterol, reduzindo o risco de aterosclerose. O ácido fenólico ajuda a prevenir a formação de coágulos sanguíneos, reduzindo a incidência de doenças cardiovasculares. Os carotenoides previnem o surgimento de doenças degenerativas nos olhos. Também é indicado que os carotenoides podem ajudar a prevenir o aparecimento de alguns tipos de câncer e doenças do coração.
O efeito diurético da alfafa evita que o corpo retenha muitos líquidos. A alfafa também, por ser um alimento alcalino rico em sais minerais como magnésio, potássio, ferro, zinco e sobretudo cálcio, ajuda a eliminar o sódio em excesso no corpo, evitando a ocorrência de gota. Ajuda a equilibrar o fator ácido-base do corpo, evitando a acidificação do sangue. Contém saponina com ingrediente ativo, que no intestino, funciona como um emulsificante de gordura, fazendo com que o corpo não absorva dessa gordura, e que a mesma seja eliminada pelo organismo.
A alfafa, rica em proteínas, é um bom fortificante contra o raquitismo. É eficaz no tratamento de anemias, deficiência de ferro no corpo. Auxilia a circulação sanguínea, protegendo de hemorragias. O chá de alfafa tomado em jejum recalcifica os ossos e combate o raquitismo e o excesso de ureia, além de ser um calmante natural. Também combate o escorbuto (doença causada pela deficiência de vitamina C no corpo), falta de apetite, má digestão, úlceras nervosas, cistite, reumatismo e artrite. As flores e as folhas podem ser comidas em forma de salada ou cozidas na panela. O broto pode ser cozinhado e depois consumido em forma de legume na salada ou adicionado a sopas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.